100%

História

Primeiro nome “CASA BRANCA”, nome dado pela existência de um botequim de madeira, pintado de cor branca, de propriedade do Senhor Lauro Araújo, localizado no terreno do senhor Luiz Daboite.Antigamente a maioria das terras localizadas no atual Município de Otacílio Costa, eram de propriedades do Senhor Otacílio Vieira da Costa, cujo marco era o Morro do Funil.
Antes da Casa Branca existia um Galpão de Tropeiros, onde os viajantes pernoitavam para posteriormente seguirem viagem, hoje no local, encontra-se a instalação do Posto de Combustível Irmãos Zambonato, na sede do Município.
Mais tarde passou a ser conhecido popularmente por Encruzilhada, denominação esta dada em função da estrada que liga Otacílio Costa a Curitibanos, “Esta estrada foi construída pelo Engenheiro Hemílio Cônsul”.
Através do Projeto de criação, de autoria do vereador Dorvalino Furtado, Otacílio Costa, foi criado como Distrito pelas Leis Municipais nºs. 180 e 186, respectivamente de 13 de agosto e 27 de novembro de 1958, aprovada pela Lei Estadual nº 419, de 28 de junho de 1959 e, promulgada na mesma data pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Deputado Braz Joaquim Alves.
INSTALAÇÃO DO DISTRITO DE OTACÍLIO COSTA
Aos vinte dias do mês de setembro do ano de um mil novecentos e cinqüenta e nove, no Salão Paroquial de Otacílio Costa, às 11:30 horas, sob a presidência do Juiz de Direito da 2ª Vara, Dr. José Pedro Mendes de Almeida e Laélio Córdova, escrivão neste ato nomeado. Fizeram parte da Mesa: Prefeito Municipal de Lages Senhor Vidal Ramos Júnior, Delegado de Ensino, Senhor Cezar de Araújo Goss, Engenheiro Presidente do DER Senhor João Pedro de Arruda, Reverendo Padre Leonardo Wilbert, e outras autoridades não registradas em cartório. Fizeram uso da palavra: Padre Leonardo Wilbert e Hélio de Farias, prometendo em seus pronunciamentos dar de tudo para o desenvolvimento do novo Distrito.

“Estes dados estão lavrados em Cartório do Senhor Dilermando Subtil de Oliveira, no Município de Otacílio Costa e, assinado pelo escrivão Laélio Córdova”.

DOCUMENTANDO A NOSSA HISTÓRIA
PRIMEIRO NOME: Casa Branca

OTACÍLIO COSTA: Criado como Distrito em 20 de Setembro de 1959.
Otacílio Costa e a luta pela Emancipação, sonho acalentado por mais de 20 anos:
COMISSÃO EMANCIPADORA
Ary Espíndola

Josmedi Eller (in memoriam)

Nelson Melo de Liz

Osni Francisco de Souza
O PLEBISCITO

21-03-1982

Votos a favor: 4.444

Votos contrários: 940

O Município

Hino de Otacílio Costa
Hino de Otacílio Costa

Salve, salve a minha terra,

Esta terra varonil;

Salve Otacílio Costa

A mais nobre entre mil;

Com toda a sua grandeza...

Sobre a Cidade
Sobre a Cidade

Homenagem ao político militante que atuou na vida pública, desde os 16 anos de idade, onde já se revelava uma verdadeira promessa de grande jornalista e escritor, confirmada com o decorrer do tempo através de uma colaboração de meio século em jornais de sua terra, entrando para a política aos 26 anos de idade, sendo eleito deputado na Constituinte Estadual...

História
História

Primeiro nome “CASA BRANCA”, nome dado pela existência de um botequim de madeira, pintado de cor branca, de propriedade do Senhor Lauro Araújo, localizado no terreno do senhor Luiz Daboite.Antigamente a maioria das terras localizadas no atual Município de Otacílio Costa, eram de propriedades do Senhor Otacílio Vieira da Costa, cujo marco era o Morro do Funil...

Lei de Criação do Municipio
Lei de Criação do Municipio

O Governador do Estado de Santa Catarina. Faço saber a todos os habitantes deste Estado, que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:...

Curiosidades
Curiosidades

OTACÍLIO COSTA E AS AUTORIDADES QUE FAZEM A HISTÓRIA POLÍTICA DO MUNICÍPIO...